(85)   3055.0505 (85) 3055.0505
(85) 98785.7745 (85) 98785.7745

Blog

A nova rinoplastia fechada: A rinoplastia fechada estruturada

13 de janeiro de 2015 Por: Blog,Face

A história da rinoplastia passa por diversas fases, com características diversas. No início do século XX, o alemão Jacques Joseph criou um modelo de cirurgia plástica baseado na redução nasal com incisões escondidas por dentro das narinas, sem marcas externas. Foi um boom fantástico, que permitiu que muitas pessoas reduzissem seus traumas em relação à aparência.

No entanto, os resultados não eram muito naturais, podendo ainda levar a sequelas funcionais importantes, reservando essa opção a quem tinha problemas estéticos muito severos, para os quais, qualquer resultado seria satisfatório.

Apenas na década de 1970, surge um novo gênio nos Estados Unidos, chamado Jack Sheen, que lançou as bases para a rinoplastia estruturada, que resolvia os problemas do modelo redutor então utilizado. Entretanto, era uma cirurgia difícil de se executar e poucos cirurgiões conseguiram aprender suas técnicas.

Devido a essa dificuldade, ressuscitaram uma antiga abordagem criada por Rethi na década de 1930, que abria totalmente o nariz com o uso de uma incisão externa na columela (pequena área entre as narinas). Essa abordagem facilitou a compreensão dos cirurgiões sobre a anatomia e permitiu que as técnicas de Sheen fossem amplamente implementadas.

As cirurgias tornaram-se, então, mais matemáticas e menos artísticas, com resultados melhores e mais seguros do ponto de vista funcional. Ainda assim, restavam algumas insatisfações com resultados que ficavam bons, mas não ficavam excelentes. Então surgiu uma nova forma de rinoplastia, que aliava a estruturação da cirurgia aberta, com as possibilidades de trabalhar como uma escultura que só a cirurgia fechada permite.

Essa abordagem requer uma curva de aprendizado mais longa e mais árdua, mas os resultados finais são compensadores pela naturalidade dos resultados. O tempo ainda dará uma denominação histórica a esse período, mas podemos começar chamando de “A nova rinoplastia fechada” ou “rinoplastia fechada estruturada”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar