(85)   3055.0505 (85) 3055.0505
(85) 98785.7745 (85) 98785.7745

Blog

Mas o que é a Cirurgia Íntima?

4 de abril de 2016 Por: Blog,Corpo
Cirurgia íntima ou cirurgia íntima feminina são termos amplos que abrangem um conjunto de procedimentos plásticos para a genitália feminina.

A Labioplastia, a cirurgia íntima que reduz o capuz do clitóris e o rejuvenescimento vaginal estão mais relacionados à área de atuação do cirurgião plástico, especializado em formas. Imagem: Reprodução.

O que é

Cirurgia íntima ou cirurgia íntima feminina são termos amplos que abrangem um conjunto de procedimentos plásticos para a genitália feminina. De acordo com estatística da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, houve crescimento de 30% do número de cirurgias desse tipo, entre os anos de 2005 e 2006, nos Estados Unidos, estando entre os que mais crescem.

“A medida que as mulheres se sentem mais confortáveis com a ideia de realizar procedimentos em outras partes do corpo, para melhorar a sua aparência e autoconfiança, não é surpresa que passem a querer alterar, ‘rejuvenescer’ ou reconstruir partes mais íntimas, através da cirurgia íntima” (1).

Tipos de cirurgia íntima

Especificamente, podemos classificar as cirurgias íntimas em:

• LP: Labioplastia, ou plástica dos pequenos ou dos grandes lábios;
• RCC: Redução do capuz clitoreano;
• PP: Perineoplastia;
• VP: Vaginoplastia, também conhecida como rejuvenescimento vaginal;
• HP: Himenoplastia, reconstituição do hímen ou revirgininação.

Cada um desses tópicos merece considerações específicas, tanto técnicas, quanto culturais. A himenoplastia, por exemplo, não é comum na nossa cultura ocidental, na qual a importância social da virgindade perdeu força nas últimas décadas, principalmente depois da liberação feminina. Mas ainda tem grande importância em outras culturas, principalmente de predominância islâmica.

A perineoplastia, talvez seja a cirurgia íntima mais conhecida e praticada há décadas, principalmente por ginecologistas e obstetras. Seu objetivo é fortalecer o assoalho pélvico, comumente enfraquecido pela gravidez e pelo parto. A perineoplastia recupera a angulação inferior natural da vagina e elimina o abaulamento causado pelo peso dos órgãos abdominais sobre um assoalho enfraquecido. Os benefícios também se refletem na vida sexual, uma vez que melhora a autoestima e permite a compressão do clitóris entre o pênis e o osso pubiano durante a relação.

É importante salientar que a perineoplastia só é efetiva se a musculatura elevadora pélvica for funcionante. Mulheres com musculatura elevadora fraca se beneficiam de fisioterapia pélvica específica para melhorar os resultados da cirurgia íntima. Seu ginecologista pode indicar o profissional adequado para orientar esses exercícios (2).

A Labioplastia, a cirurgia íntima que reduz o capuz do clitóris e o rejuvenescimento vaginal estão mais relacionados à área de atuação do cirurgião plástico, especializado em formas. Esses procedimentos costumam ser associados a outros, como lipoaspiração ou implante de silicone mamário. São muito mais frequentes do que se imaginam e merecem uma publicação exclusiva em outro post mais detalhada.

1. Goodman MP. Female genital cosmetic and plastic surgery: a review. The journal of sexual medicine. 2011;8(6):1813-25.
2. Liao LM, Michala L, Creighton SM. Labial surgery for well women: a review of the literature. BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology. 2010;117(1):20-5.

Sobre o autor: Eduardo Furlani CRM/CE 8316 – RQE 5876 é médico, mestre e cirurgião plástico. Diretor Técnico Médico da clínica Eduardo Furlani.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar