Problemas com o formato do abdome são muito comuns, assim como é comum a dúvida entre o que se deve fazer para corrigir, uma lipoaspiração ou uma abdominoplastia?

A abdominoplastia ou plástica do abdome, como é conhecida popularmente, é uma cirurgia plástica voltada para a retirada do excesso de pele na região abdominal. No entanto, a remoção da pele em excesso nessa região não é sua única finalidade, há também a remoção de gordura e a reaproximação dos músculos do abdome que, ao passar pelo aumento de peso ou por uma gestação, são afastados, proporcionando o crescimento da barriga.

Muito comumente a abdominoplastia é confundida com a lipoaspiração por se tratarem de procedimentos de retirada de gordura na região abdominal. A lipoaspiração, por sua vez, age na retirada da gordura localizada na região subcutânea (abaixo da pele). A retirada dessa gordura sem a retirada da pele que a recobre pode ocasionar a frouxidão e flacidez, gerando a necessidade de uma abdominoplastia. Ou seja, a lipoaspiração remove o excesso de gordura (interna), enquanto a abdominoplastia remove o excesso de pele e de gordura (externa e interna).

Embora cada caso deva ser avaliado individualmente, aqui vai uma dica geral: se você já passou por gravidezes, se existe uma dobrinha de pele na parte de baixo do abdome, se você consegue perceber bastante flacidez de pele abdominal, se você tem estrias abaixo do umbigo, provavelmente seu caso deva ser resolvido com abdominoplastia e não com lipoaspiração.

Se você nunca teve filhos ou se o abdome não mudou muito depois que os teve, se o seu abdome não cria muitas dobras quando senta e se tem uma gordurinha em excesso, você é um(a) excelente candidato(a) a uma lipoaspiração.