(85)   3055.0505 (85) 3055.0505
(85) 98785.7745 (85) 98785.7745

Blog

Estrias nos homens

16 de dezembro de 2014 Por: Blog,Corpo

Muito se engana quem pensa que as estrias fazem parte das preocupações e cuidados estéticos exclusivamente femininos. Esse temível problema atinge também os homens. Muitos rapazes convivem com tal desconforto, sendo menor que nas mulheres pelo simples fato de ocorrer em regiões do corpo que, normalmente, não são expostas pelos homens, aspecto resultante da cultura da exposição corporal feminina.

O processo que acontece para o aparecimento das estrias nos homens é basicamente o mesmo, baseado no rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele, por conta de seu alongamento. Porém, os motivos são mais específicos. A maioria dos homens desenvolve as “rachaduras” durante a adolescência, quando acontece o estirão de crescimento, que exige muito da pele.
Costumam aparecer nas costas, nas pernas (região lateral das coxas e atrás dos joelhos), nos ombros, e na região lombar. As feridas internas desenvolvidas nas costas, ombros e atrás dos joelhos se desenvolvem, na maioria dos casos, no período da adolescência, justamente pelo crescimento repentino.

No entanto, as estrias não aparecem somente nessa fase. Outros fatores diários também são grandes vilões, mas tudo relacionado, direta ou indiretamente, ao crescimento e estiramento da pele. O chamado Efeito Sanfona e a prática de exercícios de fortalecimento muscular de forma exagerada são exemplos claros.

O Efeito Sanfona, caracterizado pelo processo de emagrece-engorda-emagrece, é um dos grandes responsáveis pelo aparecimento de estrias, já que todo esse ciclo de alterações no corpo deixa a pele mais frágil, facilitando, assim, o rompimento das fibras da pele. Portanto, manter o peso estável é um grande aliado na prevenção das estrias.

Outro vilão responsável por deixar a pele propícia ao aparecimento de estrias nos homens é a prática, em excesso, de exercícios físicos como a musculação. O crescimento exagerado e, principalmente, rápido dos músculos faz com que a pele se estique deixando a região propensa à ruptura das fibras. O segredo é um treino adequado ao tipo físico de cada um, para que haja um crescimento de massa de forma gradual.

Como se baseia nos mesmos fatores que nas mulheres, as formas de prevenção são as mesmas. Hidratação do corpo e da pele, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos para o controle do peso são as grandes recomendações.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar