(85)   3055.0505 (85) 3055.0505
(85) 98785.7745 (85) 98785.7745

Blog

O que acontece com o abdome depois da gravidez

13 de janeiro de 2015 Por: Blog,Corpo

A sensação de que sobrou gordura no abdome depois da gravidez é muito comum, o que leva muitas dessas pacientes a buscar uma lipoaspiração. No entanto, frequentemente o procedimento é contraindicado.

Isso acontece porque nem tudo que parece gordura realmente o é. Entre as transformações causadas pela gravidez estão a flacidez de pele e a diástase de retos abominais. A combinação desses dois fatores realmente dá ao abdome o aspecto de acúmulo de gordura. Entretanto, verificamos, com frequência, que a camada de gordura é extremamente delgada.

Diástase de retos abdominais é a separação desses músculos que acontece para aumentar o espaço intra-abdominal. Com o término da gestação, esse afastamento pode diminuir, mas pode permanecer bastante largo, o que leva a um abaulamento da parede muscular. Isso tem repercussões estéticas, parecendo excesso de gordura, mas tem repercussões funcionais também, podendo levar a alterações posturais e dores lombares.

A correção dessa diástase é feita com uma sutura de aproximação desses músculos, sem abrir a cavidade abdominal, sendo bastante segura. Dessa forma, recuperando a capacidade de ação como opositores da musculatura lombar e melhorando as lombalgias relacionadas.

Quanto à flacidez de pele, é bastante comum, muitas vezes formando uma dobra, chamada de avental, na parte inferior do abdome. A pele flácida pode causar volumes facilmente confundidos com excesso de gordura.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar