Uma das cirurgias plásticas mais conhecidas, a rinoplastia é um procedimento de modelagem nasal, ou seja, o formato, proporções e estrutura do nariz são esculpidos pelo cirurgião plástico de forma que o resultado seja um nariz mais bonito, e acima de tudo, mais harmonioso com o rosto do paciente.

Muitas pessoas chegam nas clínicas de cirurgia plástica com pedidos inusitados, como, por exemplo: “Quero um nariz igual ao daquela atriz da novela!” ou “Quero um nariz mais afilado!”. É claro que quando se trata de cirurgia plástica, cada caso é um caso, mas quando falamos em rinoplastia essa regra é ainda mais importante.

O belo formato do nariz de uma modelo famosa provavelmente não vai combinar com o rosto de uma outra pessoa, assim como um nariz mais fino muitas vezes não é o ideal para o desenho do rosto como um todo. Harmonia é fundamental para uma cirurgia facial e grandes transformações podem ser desastrosas. Por isso, o cirurgião plástico precisa saber controlar a ansiedade do paciente e mostrar o caminho do equilíbrio.

Dito isto, as possibilidades de modelagem do nariz em uma rinoplastia são as seguintes:

  • Estrutura do Nariz:

Fator mais importante, a estrutura do nariz pode ser alterada mudando seu formato, sempre buscando a harmonia do rosto como um todo.

  • Tamanho do Nariz:

Uma das dúvidas mais comuns é respondida agora: Sim, é possível diminuir o tamanho do nariz em largura (afinar o nariz), comprimento e altura.

  • Largura das Narinas:

Narinas muito grandes e largas podem trazer uma aparência desagradável e incômoda, e a cirurgia plástica de nariz pode ajudar nisso também!

  • Ângulo entre o nariz e os lábios:

É aqui que muitos pacientes (especialmente as mulheres) pedem um nariz mais “arrebitado”. O que também é possível com a rinoplastia, mas sempre respeitando os limites da harmonia do rosto e do bom senso.

  • Ponta do nariz:

Se para os pacientes o tamanho do nariz é a principal preocupação. Para os cirurgiões plásticos, a ponta do nariz é toque final e merece uma atenção especial. Essa região é composta de cartilagens que podem ser modeladas com o objetivo de deixar o nariz mais bonito.

Uma simples postagem como esta jamais encerraria as discussões sobre o que pode ser feito em uma rinoplastia. Este tema mereceria muitos capítulos (ou mesmo livros inteiros) para comentá-lo, e se você quer entender mais ainda sobre o assunto antes de fazer sua cirurgia, veja abaixo os posts relacionados que com certeza irão tirar mais algumas de suas dúvidas.