É possível realizar mais de um procedimento cirúrgico no mesmo dia? Quais procedimentos podem ser realizados juntos? Os risco são maiores? E quanto à recuperação? O que deve e o que não deve ser feito? Tais dúvidas são frequentes nos consultórios de cirurgia plástica e a maioria delas possui respostas que agradam e tranquilizam os pacientes.

Considerando que as maiores dificuldades atualmente para a realização de uma plástica sejam o custo e a necessidade de afastamento das atividades para recuperação, ao realizar mais de um procedimento no mesmo tempo cirúrgico, conseguimos economia financeira significativa e aproveitamos o mesmo tempo para repouso, representando uma dupla economia. No entanto, uma boa avaliação deve ser feita para determinar os limites de segurança, que não é igual para todas as pessoas nem para todos os procedimentos.

O aumento de mama associado à lipoaspiração é uma combinação de procedimentos muito frequente, embora existam muitas outras. Essa associação confere maior praticidade e economia de tempo de recuperação, já que ambas compartilham o mesmo tempo de pós-operatório.