(85)   3055.0505 (85) 3055.0505
(85) 98785.7745 (85) 98785.7745

Blog

Respiração depois da Cirurgia de Nariz (Rinoplastia)

13 de janeiro de 2015 Por: Blog,Face

Respirar mal é o preço de ter um nariz bonito. Essa foi uma frase dita e repetida por muitos anos e que até hoje assusta muitas pessoas que desejam fazer uma rinoplastia. Então, como fica a respiração depois da cirurgia de nariz? Pode melhorar ou piorar? E ainda, no pós-operatório podem ocorrer dificuldades na respiração?

Parafraseando o lendário escritor português Fernando Pessoa: Respirar é preciso! Baseadas nisso, as técnicas cirúrgicas evoluíram, proporcionando uma melhor estruturação do nariz, tornando a respiração ainda melhor que antes, na maioria dos casos.

Cirurgia plástica é bom senso e, se algum procedimento puder atrapalhar qualquer função natural do corpo, deve ser evitado, principalmente uma função vital como respirar. Nesse sentido, a rinoplastia não tem apenas função estética, possuindo também seu aspecto funcional. Ou seja, a cirurgia plástica de nariz também ajuda o paciente a respirar melhor. Como isso acontece? É o que você vai entender melhor agora.

Quando avaliamos um carro de alta tecnologia, ou principalmente um documentário sobre construção de aviões, sempre vem o tema aerodinâmica. Isso significa que a forma de uma determinada estrutura tem uma grande relevância para a resistência do ar.

O mesmo acontece com o nariz. Formas inadequadas não são apenas esteticamente desagradáveis, mas também funcionalmente inferiores. Isso significa que uma melhora estética pode levar a uma melhora funcional, principalmente seguindo os princípios da rinoplastia estruturada.

Já está mais do que comprovado por meio de estudos de avaliação de fluxo aéreo nasal, que o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos não são os únicos fatores que influenciam a capacidade de respiração. Na verdade, estudos mostram que o papel dessas estruturas é secundário em relação a outros fatores que há alguns anos não eram levados em conta.

A chamada rinoplastia estruturada age justamente reforçando essas estruturas, denominadas tecnicamente como válvulas nasais externa e interna.

Isso responde à pergunta: a rinoplastia pode ajudar pessoas com problemas respiratórios? Pode sim e não apenas quando corrige o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos. Para saber mais, temos um texto exclusivamente sobre esse assunto que você pode ler clicando aqui.

Dificuldades de respiração no pós-operatório da cirurgia de nariz

Embora a cirurgia costume melhorar a respiração, a dificuldade em respirar é algo absolutamente normal e esperado no período de recuperação inicial da cirurgia. Os edemas internos no nariz são os causadores do problema, bem como os curativos internos (tampões) e externos.

Todas estas dificuldades se findam passados entre duas e seis semanas. Respeitando-se todas as orientações (e restrições) do pós-operatório, as dificuldades em respirar são raras e duram poucos dias. Porém, persistindo os problemas ou em dificuldades mais severas, deve-se procurar o médico o mais rápido possível.

Comentários

16 Respostas Para “Respiração depois da Cirurgia de Nariz (Rinoplastia)”

  1. Anderson

    Fiz tbm uma otoplastia com o mesmo médico e o resultado foi uma orelha colada na cabeça, sofro muito com isso pois todo mundo comenta, será q há algum jeito de descolar a orelha? O médico faleceu , não sei mas o q faço pois o q ficou no lugar dele disse q não tem como descolar.

    Responder
  2. Anderson

    Fiz rinoplastia há 3 anos e não respiro bem, minha fala tbm ficou um pouco fanha e o pior de td é q o médico q me operou faleceu 1 mês depois de minha cirurgia, o q devo fazer?

    Responder
    • Dr. Eduardo Furlani

      eu precisaria examinar pra dizer, mas o primeiro passo é marcar uma consulta com um cirurgião plástico. A grande maioria dos problemas pode ser resolvida.

      Responder
  3. Gabriela Amaral

    Fiz rinoplastia e desvio de septo no lado esquerdo no qual nao respiro nornalmente ainda (fazem uma semana) é normal?

    Responder
  4. Tatiana Ferreira

    Fiz cirurgia no nariz quando tinha 2 anos para poder respirar melhor, hoje com 15 anos eu quase sempre fico com nariz entupido e fanha. Não é normal, ne? Oq eu faço?

    Responder
  5. Mari

    Ficar fanha é normal? Estou assim desde a cirurgia e com dificuldade para respirar também. Porém faz apenas dois meses que eu fiz rinoplastia.

    Responder
    • Dr. Eduardo Furlani

      Isso pode acontecer, mas não é comum. O ideal é que o seu médico examine, para ver se está tudo bem.

      Responder
  6. Nani

    Fiz rinoplastia já faz 9 meses e não consigo respirar bem, isso é normal ou terei que fazer uma outra cirurgia?

    Responder
    • Dr. Eduardo Furlani

      O primeiro passo é retornar ao médico que lhe operou, para identificar o motivo. Dependendo do diagnóstico, se define a conduta.

      Responder
  7. Brayon

    Olá. Fiz uma rinoplastia a três meses e ate hj não consigo respirar normalmente. Meu nariz era quebrado antes, isso pode haver com a demora para respirar? Meu médico falou q demora ate 4 meses para respirar. Isso é normal?????
    Obrigado

    Responder
    • Dr. Eduardo Furlani

      sim, isso pode ser normal, dependendo do que foi feito. Seu médico vai saber lhe dizer.

      Responder
  8. angela

    Quanto tempo fica esses tampões no naris depois da cirurgia? ??e pode tirar em casa os tampões em casa de desespero?

    Responder
    • admin

      o tempo de tampão depende do que vai ser feito na cirurgia. Se o seu médico lhe deixar com o tampão, você não pode retirá-lo em casa, pode causar problemas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar