Existem diversos tipos de próteses de silicone em uso no Brasil, que variam quanto ao seu tamanho, quanto à sua forma, quanto ao material de preenchimento e quanto à textura da capsula de revestimento.

Existem outras que praticamente não são utilizadas no país, como a prótese com preenchimento salino, muito comum nos Estados Unidos. Essa prótese tem um revestimento de silicone, mas é preenchida com o mesmo soro fisiológico (solução salina) que é utilizado para injeção venosa.

Ao contrário da maioria das vezes, os americanos estão mais atrasados que nós nesse aspecto. As próteses que utilizamos são muito melhores que as salinas americanas. A razão para esse atraso, é que eles foram proibidos de usar os implantes com preenchimento de silicone em 1992 pelo famoso FDA (equivalente à ANVISA brasileira) em 1992 (http://www.fda.gov/MedicalDevices/ProductsandMedicalProcedures/ImplantsandProsthetics/BreastImplants/ucm064461.htm).

A razão dessa moratória foi a suspeita de que o vazamento de gel de silicone poderia ter efeitos cancerígenos. No entanto, essa suspeita nunca foi confirmada e vários artigos mostraram a segurança dos implantes, até que em 2006 o órgão decidiu liberar o seu uso.

Hoje os americanos utilizam as próteses com preenchimento de silicone de alta coesividade, mas a maioria dos cirurgiões em atividade é de uma geração que não aprendeu a manuseá-las e não se sentem seguros para mudar de procedimento.

Costumo frequentar anualmente o congresso americano de cirurgia plástica e sempre procuro assistir a uma discussão sobre aumento de mama. É curioso ver um congresso, de tão alto nível em outras áreas, discutindo temas que o residente do primeiro ano de cirurgia plástica no Brasil já sabe com segurança. Esse é um dos motivos que traz tantas americanas ao nosso país para fazer plástica.

Eles estão utilizando cada vez mais os nossos métodos de implante e acredito que não se fale mais de próteses salinas dentro de alguns anos.

Ainda falando sobre os tipos de prótese de silicone, as antigas próteses com revestimento liso também estão caindo em desuso. As mais atuais possuem revestimento texturizado ou de poliuretano, que reduzem ao máximo os riscos de contratura capsular.

Enfim, a tecnologia tem trabalhado junto à cirurgia plástica para proporcionar procedimentos cada vez mais seguros e com melhores resultados.