Os extremos da vaidade acompanham as extremidades do corpo, da cabeça aos pés. Até que ponto são verdadeiros os relatos sobre cirurgias plásticas realizadas nos pés recentemente mostrados na mídia? Existe mesmo cirurgia plástica para os pés, ou tratam-se apenas de exageros da vaidade?

Pelo fato de ser uma das partes mais expostas do corpo o pé é motivo de bastante procura por modificações estéticas, principalmente quando se aproxima o verão. Todavia, assim como a busca por procedimentos relacionados a essa parte do corpo são grandes, os mitos criados em torno deles também o são, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Os procedimentos realizados nos pés são bastante específicos. Cada pessoa deve ser avaliada individualmente. Não existe uma recomendação padrão para realização de cirurgias plásticas nessa região, assim como existe para diversas outras práticas mais difundidas, como a prótese de silicone quando para o aumento dos seios, por exemplo.

Métodos de encurtamento ou alongamento de dedos, retirada de ossos, dentre outros mitos midiáticos relacionados às práticas cirúrgicas nos pés não são seguros, portanto, não são e nem devem ser realizados.

No entanto, ainda existem diversos procedimentos não invasivos para rejuvenecimento dos pés, como os preenchimentos que disfarçam os sinais do tempo. Técnicas além das mencionadas, não passam de alterações estéticas, de caráter mitológico, ainda não reconhecido e nem realizadas por profissionais competentes fora de pesquisas clínicas.

De maneira geral, não existem procedimentos estéticos cirúrgicos para os pés. Porém, existem algumas deformações nos pés, como os joanetes por exemplo, que podem ser corrigidos. Lembrando que esse tipo de correção é de responsabilidade do ortopedista e não do cirurgião plástico.

Agora que você já sabe a verdade sobre a cirurgia plástica nos pés, deixo uma dica muito importante: Desconfie sempre de procedimentos exóticos que são demonstrados na mídia e pergunte sempre a opinião de um médico de confiança.