São bastante comuns as dúvidas sobre as diferenças entre aplicação de Botox e as técnicas de preenchimento facial. A diferença é que o preenchimento facial tem volume e ocupa um espaço no qual há uma depressão e o Botox é uma medicação que paralisa uma determinada musculatura, mas que não tem nenhum volume e não preenche nenhum espaço.

 

No Botox, ou melhor, na aplicação da Toxina Botulínica, a substância age diretamente bloqueando a atividade dos músculos onde for aplicada. O impedimento da contração muscular causa um relaxamento dos músculos e da pele, levando a uma suavização das rugas dinâmicas. O efeito não é imediato, pois a medicação precisa de um tempo (48 a 72 horas) para agir.

Já no preenchimento facial, que geralmente é realizado com ácido hialurônico, o efeito é dado pelo volume injetado e é imediato. Trata-se de uma proteína com a capacidade de reter água, que existe naturalmente no nosso organismo, principalmente na fase mais jovem e que age na hidratação e na elasticidade da pele. Com o passar dos anos a diminuição desse ácido contribui para o aparecimento de rugas, seguidas de depressões na pele. Essas rugas que persistem, mesmo após o relaxamento com o Botox, são denominadas rugas estáticas e melhoram com o preenchimento.

Em resumo, o preenchimento facial age na consequência da contração muscular, que é a ruga em si (depressão da pele) e o Botox age na causa, impedindo a própria contração muscular.