Quando tomados todos os cuidados necessários, a lipoaspiração é bastante segura. O procedimento só deve ser realizado quando as melhores condições de saúde estão garantidas. Para garantir que isso aconteça, o mais importante é começar com uma boa consulta. Muitas vezes as informações sobre seu histórico de saúde, cirurgias anteriores, problemas de saúde na família, alergias e uso de medicações são mais importantes do que qualquer exame de laboratório.

Para uma lipoaspiração bem sucedida, é necessário que se entenda o real objetivo da cirurgia, para evitar possíveis decepções. A lipoaspiração ou lipossucção, outro nome para a técnica, é um procedimento cirúrgico que objetiva o contorno corporal, a retirada de gorduras localizadas.

A lipoaspiração não é uma técnica de emagrecimento, portanto, é recomendada para o(a) paciente que esteja com seu peso adequado, ou aproximado do ideal, e deseja apenas a remoção da gordura localizada para mudar a forma do corpo. Caso apresente um peso muito superior, deve-se trabalhar para uma perda de peso através de uma dieta e prática de exercícios físicos.

A dica prática é a seguinte: se você consegue apontar as regiões das quais gostaria que retirasse gordura, você é um(a) candidato(a) á lipoaspiração. Se você gostaria de retirar gordura do corpo inteiro, você precisa emagrecer e não vai ter bons resultados com a lipoaspiração.

Os cuidados após a lipoaspiração também conferem bastante importância para um resultado positivo. A realização de atividades físicas e uma alimentação saudável é sempre a melhor recomendação para a manutenção da saúde e bem estar corporal.