Localizado no centro da face, o nariz tem um papel fundamental na aparência harmônica do rosto. Quem nunca percebeu a grande diferença que um nariz proporcional, bonito e harmonioso causa no semblante das pessoas?

A anatomia do nariz é composta por cartilagens e ossos que podem ser remodeladas através da cirurgia plástica de nariz, a Rinoplastia. Tal procedimento poderá modificar a ponta, a largura, e o dorso do nariz, atingindo assim uma perfeita proporcionalidade para o conjunto facial. (Clique aqui para saber sobre o que pode ser feito na Rinoplastia)

Outro importante detalhe sobre este procedimento é que além dos benefícios estéticos, a Rinoplastia também é recomendada para alterações e problemas respiratórios. Neste aspecto, muitas pessoas procuram saber se é possível fazer uma cirurgia estética de nariz associada à correção de um problema funcional, como a septoplastia. A boa notícia é que na maioria dos casos isso é possível.

Dito isto, vamos aos tipos mais conhecidos de cirurgia estética de nariz: A rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada.

 

– Entenda como funciona a Rinoplastia Aberta:

A forma aberta da Rinoplastia, funciona a partir de uma maior exposição do nariz através da abertura da columela, (tecido que se localiza entre as narinas), onde o profissional médico poderá obter uma ampla visibilidade da  estrutura nasal, permitindo que este utilize técnicas mais precisas, obtendo uma maior liberdade e segurança para esculpir o nariz a partir da detecção de deformidades  facilmente observadas durante a abertura do tecido nasal.

Este procedimento permite ao profissional maiores oportunidades de remodelar o nariz, seja removendo a cartilagem do septo, produzindo enxertos para modelar a ponta, ou no ajuste da posição e projeção, dentre outros.

As vantagens mais evidentes são maior controle e visibilidade durante o procedimento. Esses fatores são muito importantes, principalmente na formação do cirurgião plástico. Por essas e outras vantagens, a rinoplastia aberta é a técnica mais utilizada atualmente, porém é importante lembrar que a experiência do cirurgião, o bom senso e as características e particularidades do paciente é que irão determinar a escolha da técnica.