Na Rinoplastia fechada a incisão é feita somente na parte interna do nariz, por uma ou por ambas as narinas, através da qual o cirurgião terá acesso à cartilagem e aos ossos do nariz. Com a utilização de instrumentos cirúrgicos bastante pequenos e delicados, o médico remodelará o nariz, modificando sua estrutura em forma, ângulo, tamanho, etc.

A rinoplastia moderna começou fechada, no início do século XX. Sua evolução levou à rinoplastia aberta, que permitiu uma maior visualização e uma melhor estruturação. A evolução da rinoplastia aberta tende a ser a rinoplastia fechada estruturada, na qual se alia a estruturação da aberta, com um procedimento menos invasivo por haver menos descolamento, menores incisões, etc.

Embora esta técnica seja menos invasiva e de recuperação mais rápida, a visão da estrutura do nariz pelo cirurgião plástico será bem mais limitada do que na Rinoplastia Aberta, visto que na técnica aberta a pele do nariz é erguida, proporcionando uma ampla visão de toda a estrutura do nariz. Portanto, não aconselho a abordagem fechada para cirurgiões iniciantes.

Dessa forma, o cirurgião trabalha como um escultor, vendo a transformação da forma do nariz a cada manobra que realiza. Isso permite um maior controle da forma. Além disso, o fato de não abrir ou descolar determinadas áreas diminui as surpresas causadas pela cicatrização no pós operatório.

Entretanto, não existem apenas diferenças entre as abordagens aberta e fechada. Várias manobras são semelhantes. A osteotomia, procedimento no qual é feito um corte no osso nasal a fim de estreitar ou de corrigir desvios, pode ser utilizada em ambas. Mesmo assim, a rinoplastia fechada permite uma necessidade menor de “quebrar” o osso, proporcionando recuperações mais rápidas.

O procedimento para estreitar a base do nariz (nariz largo) é mais um exemplo de semelhança entre as técnicas.

Em resumo, a rinoplastia fechada como era feita antigamente é realmente inferior à aberta, mas a rinoplastia fechada estruturada é totalmente atual e até uma tendência de vanguarda, que permite ótimos resultados, com naturalidade e melhora da funcionalidade. Entretanto, a técnica exige muito do cirurgião, não sendo aconselhável para não especialistas.

Ainda assim, quem procura fazer uma rinoplastia persiste com a dúvida: “Qual técnica será a mais adequada?”, a decisão dependerá da avaliação no consultório e das possibilidades individuais de cada paciente. Para os mais curiosos, temos outro post em nosso blog que explica em linhas gerais as principais diferenças entre a Rinoplastia Aberta e Rinoplastia Fechada.