Se você deseja fazer uma cirurgia plástica de nariz e já pesquisou um pouco sobre o assunto, provavelmente já deve saber que temos duas técnicas mais comuns de rinoplastia, a Rinoplastia Aberta e a Rinoplastia Fechada.

Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens e a escolha de qual utilizar fica por conta do cirurgião plástico em sua avaliação no consultório. Cada pessoa possui uma estrutura particular no nariz e esse é o ponto de partida para a escolha. Curioso(a) para saber as diferenças entre a Rinoplastia Aberta e a Rinoplastia Fechada? Então vamos lá!

– A grande diferença entre a Rinoplastia Aberta e a Fechada, está nas incisões:

Na Aberta o profissional fará incisões na columela, (tecido que se localiza entre as narinas), para então erguer a pele do nariz, e esculpi-lo com uma maior liberdade e visibilidade.

Na Fechada, as incisões serão apenas dentro das narinas, não sendo erguida a pele do nariz. O médico modelará seu nariz com instrumentos delicados, o que exige muita experiência e boa formação do profissional.

Inicialmente a escolha da técnica parece uma balança entre melhor visualização (aberta) e menores cicatrizes (fechada). Essa teoria se aplicaria para a antiga cirurgia fechada, que veio antes da aberta.

No entanto, existe uma nova cirurgia fechada, com princípios totalmente diferentes. Essa nova abordagem trouxe outros fatores para a decisão da técnica, quando passou a ser tão ou mais estruturada que a aberta, só que com menos descolamentos, proporcionando menos desestruturação e menores variações devido à cicatrização.

Além disso, a cirurgia fechada permite ao cirurgião trabalhar como um escultor, que vê a mudança de forma do nariz no momento do trabalho.

– A cirurgia: Duração do procedimento e anestesia podem variar de uma técnica para a outra:

A Rinoplastia Fechada geralmente dura cerca de uma a duas horas, sua anestesia poderá ser local ou geral. O procedimento exige mais da capacidade do profissional que por ter uma visão mais limitada precisa de muita experiência e embasamento técnico.

Na Rinoplastia Aberta, o procedimento cirúrgico dura por volta de duas a quatro horas, sua anestesia poderá ser local ou geral. A cirurgia pode demorar um pouco mais, porém o cirurgião tem maior controle e visibilidade para trabalhar.

Já o tempo de internação no hospital das duas técnicas é praticamente o mesmo, em média 24 horas.

– As cicatrizes também são uma diferença importante entre as técnicas:

A cicatriz da Rinoplastia Fechada é praticamente imperceptível, pois as incisões são feitas nos sulcos do nariz, ou dentro dele. Esta é uma das maiores vantagens da técnica, pois as cicatrizes ficam totalmente escondidas dentro das narinas.

A cicatriz da Rinoplastia Aberta também será mínima, pois a incisão se dará na columela, onde na maioria dos casos esta cicatriz torna-se imperceptível.  As incisões são pequenas e a região favorece que a cicatriz fique “escondida”.

– Processo de recuperação depois da cirurgia:

Mais uma vez a Rinoplastia Fechada se mostra vantajosa, pois as incisões são menores e localizadas dentro do nariz, o que diminui os riscos com atrito ou agressões durante a cicatrização.

Na Rinoplastia Aberta o procedimento cirúrgico é um pouco mais invasivo, o que exige um tempo de recuperação maior, além de exigir mais cuidados no pós-operatório.

O Pós – operatório, na maioria dos casos não é doloroso, e qualquer dor possa surgir é facilmente controlada com analgésicos. É comum, como em qualquer outra cirurgia, o surgimento de edemas e equimoses, que poderão perdurar por cerca de vinte dias.

Nas duas técnicas é preciso utilizar curativo externo rígido, geralmente por uma semana. Os curativos internos (do tipo tampão) também são necessários, por tempo variável de acordo com cada caso.

Nunca é demais lembrar que para uma ótima recuperação em ambas as técnicas, você deverá seguir á risca todas as indicações do pré e do pós–operatório.

– Resultados definitivos da cirurgia:

O resultado definitivo de uma Rinoplastia geralmente ocorre depois de doze a dezoito meses. Porém a partir do primeiro mês já se nota grandes diferenças.

As duas técnicas permitem resultados excelentes, basta que você procure um profissional competente e siga todas as instruções para que sua Rinoplastia alcance o resultado almejado.