Embora o rompimento de próteses de silicone tenha se tornado bastante raro com a utilização de técnicas avançadas e de produtos de alta qualidade, ainda pode acontecer. No entanto, mesmo que aconteça não haverá vazamento de silicone, como ocorria no passado.

Isso é devido ao fato de as novas próteses serem confeccionadas com material ao mesmo tempo resistente e delicado e preenchidas com gel de alta coesividade. Isso melhorou bastante a qualidade e a segurança dos procedimentos.

No entanto, a ruptura da prótese ainda pode aumentar a chance de uma contratura capsular. Para entender melhor o que isso significa, imagine a chamada “cápsula”, como uma película que o organismo cria para isolar a prótese do meio interno. Em um determinado momento, essa película pode ficar espessa e se contrair, apertando a prótese, que parece endurecer.

Esse endurecimento, por sua vez, pode trazer repercussões estéticas, mas não oferece riscos à saúde. Portanto, toda a imensa legião de mulheres que já aproveitam o benefício de ter uma prótese de silicone pode ficar tranquila, pois não há a necessidade de fazer exames na busca de uma contratura se não estiverem sentindo nada.

Por outro lado, a ruptura da prótese não é o único motivo que pode causar contratura capsular, existem diversos fatores para isso, o que merece um post exclusivo para o tema.