Não existe relação entre a capacidade de amamentar e a presença de uma prótese de silicone. O implante fica localizado em uma posição posterior à glândula, não interferindo no seu funcionamento normal.
No entanto, cicatrizes na glândula mamária podem alterar sua arquitetura, possivelmente, mas não necessariamente, dificultando a lactação. Felizmente a maioria das técnicas de aumento de mama não causa qualquer alteração na glândula, principalmente se utilizadas as vias inframária e axilar. Mesmo a técnica periaureolar não vai causar prejuízos à amamentação na maioria dos casos, mas existe a possibilidade.
Outras técnicas de mastoplastia podem envolver ressecções de excesso de pele e de glândula mamária. Nesses casos, provavelmente haverá uma dificuldade adicional na amamentação, o que ainda não significa que será impossível.
É importante lembrar ainda que amamentar não é uma tarefa fácil e tem muitos fatores físicos e psicológicos envolvidos. Acreditamos, portanto, que muitas pessoas não conseguiram amamentar por terem acreditado que teriam problemas devido à presença de uma prótese, mesmo estando aptas para tal.
Caso exista alguma dificuldade, recomendamos que persista e busque grupos de ajuda. Sempre é possível pegar informações muito úteis nos bancos de leite.