Os peelings a base de ácidos são mais uma alternativa dentre os diversos tratamentos estéticos para peles com manchas resultantes da acne, da ação o sol, sardas, estrias recentes e até mesmo linhas de expressão. Entre eles, desfila com destaque o ácido retinóico, por ser indolor e muito seguro. Muitos cremes para rejuvenescimento facial, os chamados creme anti-idade, possuem essa substância, porém, em baixa concentração, não proporcionando os efeitos desejados.

O Ácido Retinóico é um derivado da vitamina A e tem propriedades anti-envelhecimento. O procedimento consiste na aplicação deste ácido sobre a pele e seu diferencial está na capacidade de levar uma concentração maior da substância durante a penetração nas camadas mais internas, funcionalidade não encontrada nos demais peelings, mais superficiais.

A epiderme, camada mais superficial, descama e a derme, camada mais profunda, é estimulada a produzir colágeno novo, principal substância de sustentação da pele. Melhora ainda a hidratação da pele e atua na reconstituição das fibras elásticas, essenciais para a manutenção da jovialidade facial.

Além do rosto, o tratamento pode ser ainda realizado no colo, pescoço e até nas mãos. Sua aplicação acontece de maneira simples, porém, em altas concentrações, só deve ser realizada por um médico em consultório e necessita, portanto, de cuidados antes e depois do tratamento.

Durante o processo, o paciente recebe a aplicação da substância e a retira, em casa, após o tempo determinado. Pessoas com peles muito sensíveis, com ferimentos, gestantes ou ainda alérgicos à essa substância não deve ser submetidas ao procedimento.