A diferença entre a lipoaspiração e a lipoescultura, além das vantagens de uma e desvantagens da outra, é dúvida freqüente em todos os consultórios de cirurgia plástica. A diferença começa pelo nome. Lipoaspiração constitui um termo técnico para o procedimento, diferente do termo lipoescultura, que não passa de um conceito popular.

A lipoaspiração, um dos mais procurados e conhecidos procedimentos de cirurgia plástica consiste, como o próprio nome já diz, em uma sucção de gordura localizada, seja na região abdominal, ou nas coxas, culotes, glúteos, braços, pernas, costas, dentre outras regiões. O procedimento se dá através de finas cânulas introduzidas no corpo por meio de pequenas incisões e na retirada da camada de gordura da região desejada.

Para completar a explicação, vou introduzir o termo lipoenxertia, que significa retirar gordura de alguma área e adicionar a outra. Isso normalmente é feito por meio de lipossucção (sinônimo de lipoaspiração) e as áreas receptoras mais comuns são os glúteos.

Embora lipoescultura não seja um termo técnico, tem sido usado popularmente para denominar a realização em conjunto de lipoaspiração com lipoenxertia, diminuindo onde está sobrando e aumentando onde está faltando.

Ou seja, o objetivo da lipoaspiração é a retirada de gordura de determinados locais, já o da lipoescultura é melhorar contornos e formas através de enxerto da gordura (lipoenxertia)  já retirada de regiões indesejadas.