Quanto vai custar a cirurgia? Talvez essa seja uma das maiores curiosidades de todos os pacientes antes de uma consulta.

No entanto, não existe uma tabela que determine quanto o cirurgião deva cobrar.  Cada um tem o seu entendimento, que envolve diversos fatores. A formação do cirurgião plástico, por exemplo, tem um mínimo de onze anos de dedicação exaustiva, com cargas horárias difíceis de acreditar para quem não conhece. Além da responsabilidade envolvida, que é enorme. Isso também entra no cálculo dos valores.

Além do cirurgião, há exigências mínimas para um procedimento seguro, que impedem que o custo seja muito reduzido. Um bom cirurgião trabalha em um bom hospital, com uma boa prótese, bons anestesistas, auxiliar de cirurgia (também cirurgião plástico), com enfermeiras treinadas, instrumentadoras bem formadas, etc.

Para não deixar o leitor ainda mais curioso que no início do texto, posso falar que é possível encontrar bons profissionais, com boas condições de segurança e qualidade com valores entre 8 e 12 mil reais.