Marcas ou linhas de expressão incomodam bastante com o avanço da idade. Nesse momento, sempre surge a pergunta: seria possível impedir seu aparecimento ou, pelo menos retardá-lo?

As rugas podem ser parcialmente prevenidas ou retardadas. Seu aparecimento decorre de inúmeras desestruturações nas camadas da pele e de deficiência de alguns componentes, como o colágeno, responsável por sua sustentação. Costumam aparecer mais cedo nas mulheres, por volta dos 30 anos, pois estão ligadas aos fatores hormonais.

Portanto, sua prevenção deve começar desde cedo. Nesse sentido, podemos dividir os produtos para cuidados preventivos para a pele em produtos de limpeza e de restauração.

Os produtos de limpeza podem ser desde sabonetes neutros simples até compostos com vitamina C, ureia e outros, que ajudam a remover transpiração, oleosidade, poeira, maquiagem e microorganismos. É importante que não removam a fina camada lipídica (de gordura) natural de proteção e que não alterem o pH.

Restauração, por sua vez, está colocada aqui como o processo de recuperação da elasticidade, tônus e textura naturais da pele. Esse processo tem o objetivo de melhorar a barreira de proteção superficial (epiderme) e reduzir a perda de líquidos, que mantém a hidratação.  

Nessa classe de produtos, eu incluo os anti-oxidantes, os hidratantes e os reparadores.

As substâncias reparadoras, no entanto, agem de forma um pouco mais profunda, como um tratamento e não apenas como uma prevenção. Geralmente são ácidos, como o ácido glicólico ou derivados da vitamina A, como a tretinoína tópica.

Os filtros solares merecem ser colocados a parte talvez por serem a melhor prevenção do envelhecimento, diminuindo o aparecimento de rugas, de manchas e até de câncer de pele.

Tudo isso, deve ser somado a um estilo de vida saudável, com boa alimentação, bastante ingestão de líquidos, atividades esportivas e menos estresse, é claro.

Anti-oxidantes.

São uma das melhores armas para combater o fotoenvelhecimento

Vitamina C – estimula a produção de colágeno, inibe a produção de pigmentos e melhora a barreira epidérmica, recupera a vitamina E que foi oxidada, tem efeitos anti-inflamatórios.

Vitamina E – protege as células contra a ação de radicais livres, que danificam os tecidos.