As famosas linhas de expressão que se formam na região do rosto são denominadas rugas ou sulcos. As rugas nada mais são que linhas faciais formadas em consequência da contração dos músculos da mímica que estão logo abaixo da pele, ou seja, a paralização de forma contraída dos músculos da face, não havendo, assim, o relaxamento dos mesmos. É algo como uma roupa com cintura de elástico, na qual podemos perceber um “franzido”, que desaparece quando a esticamos. 

Se trata, basicamente, de um fenômeno fisiológico evolutivo, em consequência do envelhecimento da pele. Juntamente com o envelhecimento natural da pele, algumas outras causas para aparecimento das rugas são apontadas, tais como o envelhecimento celular e a diminuição das glândulas de gordura da pele, o que ocasiona a perca de umidade natural e consequente enfraquecimento das fibras elásticas.

Existem dois tipos básicos de rugas que são diferenciadas quanto a rugosidade da pele. São elas as rugas de expressão e rugas de envelhecimento. As rugas de expressão resultam da repetição constante de determinado movimento dos músculos do rosto, como frangir a testa, por exemplo, podendo atingir pessoas de idades variadas. Já as rugas de envelhecimento são originadas devido o afrouxamento da musculatura e da pele da face devido o tempo, acometendo, assim, pessoas com mais idade.

Algumas regiões são mais propensas ao aparecimento das rugas. São elas:

– Região Glabelar

A região Glabelar compreende o espaço entre as sobrancelhas. Nessa área, são mais comuns rugas verticais, ocasionadas pela contração do músculo corrugador do supercílio, localizado entre o músculo frontal e o músculo orbicular do olho. Tal músculo é responsável pelo movimento de puxar a sobrancelha para baixo e para o centro, criando rugas no sentido vertical.

– Região Frontal

A região frontal compreende a parte superior do rosto, mais especificamente a área da testa. Pelo fato das rugas se apresentarem sempre no sentido perpendicular ao das fibras do músculo, as desta região se desenvolvem de forma horizontal, uma vez que o músculo da testa apresenta fibra no sentido vertical.

– Região ao redor dos olhos

As rugas existentes nesta região da face são comumente chamadas de pés-de-galinha. Este tipo de ruga é ocasionada através do movimento do músculo orbicular, localizado ao redor dos olhos.

Como as rugas se tratam de um processo evolutivo e natural da pele, sua prevenção não representa a isenção do problema, porém, alguns cuidados são recomendados para o retardar o aparecimento das rugas, tais como:

  • Alimentação saudável;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Hidratação do corpo e da pele;
  • Proteção do Sol;
  • Redução do estresse, entre outros.

Os tratamentos para as rugas são os mais diversos, vão desde a hidratação da pele através de cremes, procedimentos estéticos como Peeling e aplicação de colágeno e acido hialurIônico, até procedimentos cirúrgicos não invasivos como a aplicação da Toxina Botulínica, o famoso Botox, que age diretamente bloqueando a atividade dos músculos onde for aplicada, impedindo a contração muscular e causando um relaxamento dos músculos e da pele, levando a uma suavização das rugas dinâmicas.