Com o passar do tempo, as marcas da idade ficam cada vez mais presentes no rosto de homens e mulheres. Linhas de expressão e as temidas rugas são queixas frequentes nas clínicas de estética e cirurgia plástica, tornando a busca pelo rejuvenescimento facial atividade bastante comum nesta fase da vida.

As rugas nada mais são que um pregueamento da camada superior da pele. Trata-se de um processo natural de envelhecimento cutâneo ocasionado por fatores internos e externos, que podem ou não seguir a idade cronológica do paciente. O envelhecimento refere-se à idade biológica do indivíduo, sobretudo, de sua pele. Decorrente dos fatores internos tem-se a diminuição do volume e do número de células da camada mais externa da pele, a epiderme, camada que sofre desgaste com o tempo; atrofiamento das fibras elásticas da camada intermediária, a derme, responsável pela elasticidade; diminuição das glândulas adiposas, localizadas na hipoderme, camada mais interna.

Com o envelhecimento cutâneo, diminui-se a produção de suor e das glândulas gordurosas, fazendo com que a pele perca umidade e as fibras elásticas enfraqueçam, originando, assim, as rugas. Mesmo se tratando de um processo natural, fatores externos podem acelerar seu aparecimento, tais como: exposição solar em excesso, fumo, estresse e alterações hormonais (no caso das mulheres).

Existem basicamente quatro tipos de rugas, que se diferem quanto a causa específica e a localização. São elas:

Rugas finas: Tipo mais superficial, decorrente, principalmente, da perda de colágeno, é bastante comum em pessoas brancas e com idade acima de 30 anos;

Rugas profundas: Decorrentes de fatores genéticos e externos, são resultado da perda de colágeno e afinamento da pele e muito comum em pessoas acima de 45 anos.

Marcas de expressão: Localizadas na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos são resultado dos movimentos faciais e independem da idade.

Rugas gravitacionais: Resultado, sobretudo, da perda das fibras colágenas e elásticas, aparecem junto com a flacidez do músculo, principalmente na região da mandíbula.

As rugas podem aparecem em diversas regiões do rosto com especificidades e tratamentos específicos.

Rugas frontais: Localizadas na terço superior da face, ou seja, na região frontal da testa, conferem um dos primeiro sinais do envelhecimento facial. Tratam-se de rugas dinâmicas e podem ser amenizadas através do enfraquecimento da musculatura frontal.

Rugas ao redor dos olhos: Conhecidas popularmente como pés-de-galinha, são rugas periorbiculares dinâmicas que costumam aparecer a partir dos 30 anos, decorrentes da atrofia do tecido adiposo. Como tratamento, é indicado o lifting facial.

Rugas entre as sobrancelhas: Conhecidas popularmente como rugas de expressão, são resultado do movimento dos músculos da região glabelar e se desenvolvem em sentido vertical. Comumente, é suavizada com a aplicação da Toxina Botulínica.

Rugas ao redor da boca: Localizadas na região orbicular, são originadas, principalmente, pela perda de colágeno. Seu tratamento pode variar quando sua intensidade, sendo indicada a aplicação da Toxina Botulínica em rugas mais intensas e o preenchimento facial a base de ácido hialurônico em caso mais suaves. 

Rugas na linha da mandíbula: Localizadas na região de contorno na mandíbula, representam bastante problema para a manutenção do sorriso. Para recuperação das expressões naturais na face é indicado o lifting facial.

Sulcos nasogenianos: Termo referente ao popular bigode chinês, resulta do processo de flacidez cutânea e localiza-se entre o nariz e a boca. Como decorrem da flacidez, recomenda-se o lifting facial para suavização.