Esse foi o título de uma manchete no O Globo do dia 10/06/2015¹, mostrando que a tendência dos narizes pequenos da década de 1950 até os anos 1990 já está ultrapassada. Personalidades como Gisele Bünchen e Cauã Raymond, cujos narizes são considerados grandes para os padrões passados, estariam na vanguarda da tendência.
Entretanto, essa mudança nos padrões de beleza não é fruto puramente de moda. Não é que gostássemos de narizes pequenos e, de repente, isso mudou com as cores da estação. A razão para essa mudança de paradigma é primariamente técnica.
Os narizes eram menores na década de 50 porque os recursos cirúrgicos eram limitados e tudo o que se podia fazer era reduzir. Os procedimentos nem sempre eram incólumes e geraram muitas sequelas estéticas e funcionais. O advento das técnicas de enxerto, principalmente de cartilagem, permitiu o aumento de determinadas regiões em conjunto com a redução de outras. Isso elevou a rinoplastia a um outro patamar de perfeição, muito comparável a uma escultura.
Portanto, não foram as personalidades que conduziram essa tendência de abandono das grandes reduções, mas sim os resultados primorosos que passaram a ser vistos e, muitas vezes, não percebidos, tamanha a naturalidade.
Eu, particularmente, sou um grande defensor da rinomodelação, ao invés da simples rinorredução, um conceito presente em todas as minhas aulas sobre o tema. Como estudioso dessa área, tive a oportunidade de escrever um artigo provando, com significância estatística, que o aumento de determinadas estruturas é capaz de eliminar a falsa impressão de nariz grande²,³. Esse tipo de abordagem me permitiu ter condutas minimamente invasivas em relação à modelagem nasal.
Dessa forma, cerca de 50% dos meus casos são resolvidos sem cirurgia, com pequenas injeções de material reabsorvível na própria clínica. Trata-se de um procedimento de menos de 10 minutos, cujo efeito dura 12 meses, em média.
- http://revistaglamour.globo.com/Beleza/noticia/2015/06/cirurgia-plastica-gisele-bundchen-e-caua-reymond-tem-os-narizes-mais-copiados.html
- Artigo: Influência da forma na percepção das dimensões nasais. Ainda não liberada a publicação.