No topo da lista dos vários procedimentos estéticos utilizados para o tratamento de rugas está a aplicação da Toxina Botulínica ou Botox, como é conhecida popularmente. Utilizada principalmente nos casos de rugas mais finas, trata-se de uma medicação que paralisa a contração de determinada musculatura fazendo com que as rugas se atenuem.

A aplicação da Toxina é um procedimento relativamente simples, minimamente invasivo, feito em consultório, ou seja, sem a necessidade de internação médica. No processo, utilizam-se seringas de baixo calibre, bastante finas e semelhantes às seringas de aplicação de insulina, o que garante desconforto mínimo ao paciente. A anestesia é local e aplicada através de um creme anestésico cerca de 20 minutos antes do procedimento. 

O efeito da Toxina Botulínica não é imediato, podendo ser notado de 2 a 7 dias após a aplicação. O resultado máximo, obtido no fim da primeira semana, dura um período de aproximadamente 4 a 6 meses. Depois disso, a musculatura volta a se movimentar aos poucos. Caso novas rugas se formem após essa readaptação aos movimentos naturais dos músculos da face, é necessária a reaplicação da Toxina entre 6 e 8 meses após o procedimento inicial.

Seguindo a lista de procedimentos estéticos mais procurados quando o assunto é rugas na face, encontramos o preenchimento facial. A aplicação de preenchimento normalmente é feita com Ácido Hialurônico, proteínas já presentes no corpo humano, que são adicionadas para dar volume às regiões em que o Botox não foi suficiente para remover as marcas das rugas. É comumente aplicado na região próxima à boca (o famoso bigode chinês), esta região é chamada de sulco nasogeniano, e é um tipo de ruga diferente, pois trata-se de uma espécie de dobra que precisa ser preenchida. 

Em suma, a cirurgia plástica minimamente invasiva é ideal para quem procura solução rápida para rugas e linhas de expressão, e tem como maior vantagem o fato de evitar o centro cirúrgico; e quem se submete a estes procedimentos pode voltar ao trabalho normalmente no dia seguinte da aplicação (tomando os devidos cuidados com relação ao sol).