A gravidez é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes para a maioria das mulheres. Porém, as felicidades são acompanhadas por inúmeras  transformações no corpo, que garantem, quase sempre, a necessidade de tratamentos estéticos após a gestação. 

Aparecimento de estrias, inchaço e, principalmente, acúmulo de gordura e flacidez da pele são os problemas que geralmente acometem a mulher nesse período. Para solucionar tais problemas, muitas pacientes procuram as clínicas de cirurgia plástica e buscam tratamentos os mais diversos. Contudo, a realização de uma cirurgia plástica após a gestação lhe confere caráter ainda mais cauteloso e sério.

Alguns fatores devem ser observados e levados em conta ao procurar a cirurgia após a gestação. O tempo é um dos principais. Após o parto, o corpo e organismo feminino ainda sofrem diversas alterações, alterações essas que podem até sanar alguns dos problemas resultantes da gravidez, como o inchaço e a flacidez da pele, sendo, portanto, descartada a necessidade de realização de determinados procedimentos estéticos para esses fins. O próprio organismo se conserta e se adapta as novas condições.

Para linhas gerais, ou seja, para a maioria das cirurgias plásticas (exceto os procedimentos nos seios), o ideal é que a paciente espere, no mínimo, 6 meses após o parto para a realização de um procedimento cirúrgico. Durante esse período, as alterações hormonais ocasionadas pela gravidez regularizam-se, possibilitando que o corpo atinja condições ideais e seguras para a realização de uma plástica. 

No caso das cirurgias plásticas nos seios, principalmente o implante de próteses de silicone, o prazo deve ser superior aos 6 meses, uma vez que muitas mulheres dão continuidade ao período de amamentação. Ou seja, enquanto a mulher amamentar, não se deve realizar uma plástica nos seios, devendo esperar (tempo necessário) para que se pare por completo a amamentação.

Mesmo havendo possibilidade de reparar as alterações ocorridas durante a gravidez, os cuidados com o corpo podem evitar muitos desses efeitos. A prática de exercícios físicos, o cuidado com alimentação, dando prioridade a um cardápio mais saudável, assim como a hidratação, com bastante água, do corpo e da pele com cremes facilitam o retorno ao corpo natural.