Mesmo tratando-se de um procedimento pouco invasivo, a aplicação de Botox possui algumas restrições e até mesmo contra-indicações. Pacientes com algumas doenças crônicas representam o grupo de contra-indicações. O motivo dessa restrição está no local de atuação da Toxina Botulínica.

A Toxina Botulínica age diretamente na placa motora, ou seja, no local onde o nervo encontra o músculo. Pessoas que apresentam doenças da placa motora como a Miastenia Gravis (distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados nesta região) ou outras doenças neurológicas não são recomendadas a realizarem a aplicação de Botox.

Contudo, tal restrição tem caráter relativo, não significa que pacientes com essas doenças não devam aplicar em momento algum a Toxina, apenas apresentam uma chance maior de desenvolverem problemas após a aplicação da substância.

Como se trata de um procedimento médico, há necessidade de uma preparação, passar pelo ritual médico comum a todas as áreas. A primeira coisa a se realizar é uma boa anamnese, ou seja, uma entrevista completa com o paciente para a obtenção de todas as informações necessárias: histórico médico, doenças já apresentadas, medicações, problemas de saúde atuais e possíveis problemas hereditários. Doenças da placa motora podem, inclusive, ser identificadas durante essa preparação, conferindo, assim a aptidão ou não à realização segura do procedimento.