Assim como diversos outros procedimentos estéticos e de cirurgia plástica, a aplicação da Toxina Botulínica, mais conhecida popularmente como Botox, é alvo de inúmeras dúvidas quanto ao seu resultado, tempo de duração e necessidade de reaplicação, ou seja, da repetição do procedimento. É necessário entender como a técnica funciona para responder claramente.

A Toxina Botulínica é diluída em solução de soro fisiológico e aplicada no rosto, para que seja absorvida de forma mais rápida. Age diretamente nos músculos causadores das rugas, bloqueando sua ação. Como o soro fisiológico é eliminado rapidamente, apenas um volume microscópico permanece e atua sobre o movimentos dos músculos da face.

Através da adesão à placa motora, a toxina paralisa e relaxa o músculo, suavizando a aparência das rugas. Esse processo de paralização permanece ativo por 4 a 6 meses, em média, configurando o prazo de efeito do Botox.

As rugas não reaparecem imediatamente após esse tempo, pois acontece uma atrofia da musculatura. Portanto, mesmo voltando a sua atividade, esses músculos estão inicialmente mais fracos, incapazes de formar rugas. Ou seja, os movimentos dos músculos antes paralisados voltam a acontecer, porém com bastante suavidade.

Embora o reaparecimento das rugas seja retardado, elas podem voltar, pois a aplicação de Botox não interfere na produção de futuras linhas de expressão. A reaplicação de Botox não é obrigatória, mas é muito buscada pela grande satisfação com o resultado.