O aumento dos seios com próteses de silicone é cada vez mais comum. No entanto, será que podemos escolher o tamanho que desejarmos? A resposta é não. Existem alguns limites que devemos respeitar.

Um deles é em relação à capacidade de expansão da pele.  Ao ser feita a inclusão do implante, a pele precisa esticar. Esse é um fenômeno que também ocorre com a pele do abdome durante a gravidez. Se essa expansão passar do limite, pode haver ruptura da camada interna (derme) e o aparecimento das estrias. Além disso, pode haver outros problemas ainda mais graves, como a abertura da incisão, que causa exposição do implante, infecções, etc.

No entanto, desde que se respeitem os outros limites de tamanho, a pele pode ser expandida gradativamente. Isso significa que a pele pode sofrer uma nova expansão depois de se adaptar a uma primeira prótese. Isso pode ser feito após alguns meses depois da primeira cirurgia. Minha recomendação é que sejam, pelo menos, oito meses entre um procedimento e outro, mas quanto maior esse intervalo, melhor.

Quanto aos outros limites, podemos falar também da área de descolamento. Quanto maior a prótese, maior a área a ser descolada e maior a quantidade de nervos e vasos a serem seccionados. Quanto maior a prótese, maior o seu peso e maior a tendência de queda ao longo dos anos, com a gravidade.

Por fim, não podemos deixar de falar dos limites estéticos, que não são precisos, mas que devem ser lembrados. Um corpo harmônico e bonito é sempre o objetivo, sem exageros.