Dentre as rugas no rosto, as rugas na testa estão entre as mais comuns, e geralmente são as primeiras a aparecerem. A região frontal é vítima desse problema principalmente por apresentar um dos músculos mais requisitados do rosto, utilizados em diversos movimentos faciais. Seu movimento repetitivo é uma das principais causas para o surgimento das rugas nessa região. 

Tratam-se de rugas dinâmicas profundas que, por se formarem sempre de forma perpendicular ao músculo em questão, no caso vertical, são desenvolvidas em sentido horizontal e garantem marcas bastante notáveis. Além dos movimentos musculares da região frontal da face, outros fatores contribuem para o desenvolvimento das rugas na testa, tais como tabagismo, má alimentação, má hidratação (pouco ingestão de líquido) e exposição excessiva aos raios solares sem as devidas precauções.

Por se localizarem em uma região com uma camada de gordura restrita e uma pele bastante fina, os tratamentos para as rugas frontais podem ser minimamente invasivos. No mercado existem diversas aplicações como os lasers, o Peeling facial e a aplicação da Toxina botulínica (Botox), procedimento recomendado para a maioria dos casos. No caso dessas rugas profundas, que possuem como principal causa os movimentos de contração da pele, as aplicações de Toxina são capazes de melhor suavizar por agir na paralização do músculo.

Nos casos onde as rugas são mais severas, o botox e os tratamentos estéticos podem não ser suficientes. Nestas situações, o ideal seria o tratamento cirúrgico, através do lifting facial que é a opção que a cirurgia plástica oferece para as rugas mais profundas.

Agora você deve estar pensando? “Qual procedimento é adequado para atenuar minhas rugas?”. A resposta é simples: se você busca rejuvenescer a face, mas quer evitar uma cirurgia, o ideal é o tratamento com o Botox e demais procedimentos estéticos, que sempre alcançam bons resultados. Porém, se suas rugas já são mais profundas, estes tratamentos talvez não sejam suficientes para um resultado tão satisfatório e uma cirurgia facial pode ser a opção mais adequada.

Mesmo apresentando diversos tratamentos, uma boa alimentação acompanhada dos cuidados de hidratação do corpo e da pele, além da correta proteção contra os raios solares é sempre a melhor recomendação para retardar o aparecimento das rugas, seja na testa ou em qualquer outra região facial.