Existem diversas opções de próteses de silicone, não apenas em relação ao tamanho e à forma, mas também em relação à textura da superfície. Não existe a melhor prótese, mas sim a melhor para cada caso. Embora a maioria das pacientes já chegue ao consultório com alguma ideia formada com base em informações da internet ou de amigas que já fizeram o procedimento, são tantas variáveis envolvidas, que é impossível escolher sozinha a prótese que melhor lhe cabe. Portanto, uma boa consulta médica é fundamental.

Quanto à textura das superfícies das próteses de silicone, que é o tema central desse post, podemos dizer que as antigas próteses lisas estão ultrapassadas por terem altos índices de contratura capsular.

Os implantes utilizados atualmente possuem uma superfície microscopicamente rugosa, as chamadas próteses texturizadas ou com revestimento de poliuretano. Para os que gostam de física, o princípio é neutralizar a resultante dos vetores de contração cicatricial interna. Trata-se de uma explicação um pouco complicada, mas que reduziu drasticamente o nível de complicações.

A utilização de próteses com gel de alta coesividade, o que impede o vazamento do silicone até mesmo com ruptura da camada que o reveste, conferindo maior segurança ao procedimento, eliminando muitos reparos ou trocas, é um outro consenso na cirurgia plástica.