A infância e a adolescência são fases da vida em que a aparência do rosto pode gerar grandes traumas e sofrimentos. Por ser o centro da face, o nariz tem um papel fundamental nesse aspecto e até mesmo pequenas imperfeiçoes podem ser motivo de chacotas e de zombarias, tornando ainda mais difícil essa fase de transformação, com possíveis implicações psicológicas difíceis de superar.

Afinal, a partir de quando é possível realizar uma rinoplastia? Existem dois parâmetros para determinar essa idade. O primeiro é que o desenvolvimento da face deve estar concluído e o segundo é que já deve haver maturidade o suficiente para compreender o processo que vai passar e para lidar com as mudanças decorrentes da cirurgia. Portanto, o que determina se um adolescente pode ou não fazer a cirurgia de nariz não é sua idade, e sim o desenvolvimento físico e emocional, o que costuma ocorrer entre 15 e 18 anos de idade.

A rotina de qualquer cirurgia plástica exige uma boa avaliação por parte do cirurgião plástico, que irá estudar o caso e dar ou não o sinal verde para a cirurgia. Muitos adolescentes aos 15 anos de idade, ainda estão em processo de desenvolvimento. Nesses casos, a cirurgia deverá ser adiada.