O nariz é o centro da face e qualquer anormalidade estética pode ser incômoda. Para quem ainda sofre com problemas respiratórios, o incômodo é dobrado! Portanto, se você sofre com isso pode contar com a cirurgia plástica na solução dos dois problemas, desde que seu problema respiratório não seja impeditivo para a cirurgia. Vamos entender melhor como a cirurgia plástica de nariz pode ser sua aliada também nos problemas respiratórios?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que os objetivos da rinoplastia não são exclusivamente estéticos, mas funcionais também. E se você esperava por uma boa notícia, a cirurgia plástica nariz tem também o objetivo de melhorar a respiração nas pessoas que tem problemas nesse sentido.

A maioria dos problemas respiratórios relacionados ao nariz giram em torno dos problemas do septo, que podem ser tratados na mesma cirurgia. Em linhas gerais, as correções associadas a Rinoplastia são: correção de desvio de septo, correção das válvulas nasais e a mudança estrutural do nariz no sentido de aumentar o fluxo de ar nas narinas.

É importante ressaltar que em medicina, deve-se sempre respeitar as características e possibilidades individuais de cada paciente. Por isso, cada fator com relação às possíveis correções de problemas respiratórios devem ser discutidas com o cirurgião plástico, que vai avaliar se você está realmente apto(a) para se beneficiar desses procedimentos.

Depois da cirurgia, alguns pacientes se queixam de dificuldades em respirar. Isso é absolutamente normal durante a recuperação e se deve ao edema interno natural de qualquer cirurgia plástica. Tudo tende a se normalizar nos primeiros 30 ou 60 dias depois da cirurgia. Se o problema persistir, ou as dificuldades respiratórias forem severas, é preciso procurar o médico para solucionar qualquer intercorrência.

Muitas pessoas com problemas respiratórios nem imaginam que podem cuidar da beleza e das patologias ao mesmo tempo! E se você está nesse grupo, converse com um médico de sua confiança. A Cirurgia Plástica de Nariz já têm evidentes seus benefícios estéticos, e até psicológicos com a melhora do visual do nariz das pessoas que se submetem ao procedimento, mas respirar melhor é outro grande benefício!