Existe a possibilidade da prótese de silicone “virar” ou “girar” dentro do corpo?

Existe a possibilidade da prótese de silicone “girar” ou “virar” dentro do corpo? Não é uma das dúvidas mais comuns sobre o aumento de mamas, mas recebi a seguinte pergunta pelo Instagram da Clínica Furlani de cirurgia plástica em Fortaleza.

Dr. Eduardo, tudo bem? Assisti a um vídeo seu no YouTube e fiquei com uma dúvida. Meu filho tem um ano e meio, e estou amamentando ainda. Há alguns meses senti umas bolas no meu peito, fiz ressonância e verifiquei que minha prótese rotacionou. Sei que cada caso é diferente, mas queria saber o que você tem a dizer sobre próteses que viram/rotacionam. Não pretendia desmamar meu filho agora e ainda quero ter outros, pelo menos mais um. Não queria fazer nenhuma intervenção neste momento nem nos próximos anos porque pretendo amamentar meu próximo filho.”

A rotação da prótese de silicone é algo que pode acontecer e mudar a estética dos seios

A rotação da prótese é algo que pode acontecer e muda o seio esteticamente, mas não causa outros problemas mais graves. Você pode decidir não corrigir a rotação, se não lhe incomodar esteticamente ou deixar para um momento mais oportuno.

as soluções para o problema podem ser: aumento dos implantes, mastopexia ou ambos.

O tratamento para esse caso costuma ser cirúrgico, retirando a prótese atual e substituindo por outra. Nesse momento, é necessário avaliar se existe flacidez de pele e discutir se vale apenas fazer algo para resolvê-lo. Se for o caso, as soluções dependem do exame físico: aumento de implante; mastopexia ou ambos.

Uma sugestão importante: buscar próteses de silicone em Poliuretano que possuem melhor fixação como uma espécie de velcro.

Outra sugestão é utilizar um implante com revestimento de poliuretano. Sua superfície se assemelha a uma esponja, muito delicada, na qual os tecidos corporais se entremeiam, como se fosse um velcro, fixando o implante. A rotação é extremamente rara com esse implante.

Espero ter ajudado, boa sorte e tudo de bom!