Além das fases obrigatórias de anamnese (consulta), realização dos exames, indicação do tipo de cirurgia e escolha da prótese, algumas práticas preventivas são recomendadas até a realização do procedimento.

A hidratação da pele é um dos principais cuidados para a prevenção de estrias, que podem acontecer se a pele for muito distendida para alojar a prótese. Uma pele bem hidratada é mais elástica e suporta melhor a tensão.

No pós operatório, a paciente necessita de um período de repouso relativo. Durante cerca de 30 dias, não se deve levantar os braços a uma altura acima do ombro. Em torno de 12 dias, práticas que envolvam esforço físico, assim como dirigir é proibido. Todos esses cuidados e abdicações são necessárias para uma boa cicatrização e, consequentemente, um bom resultado.

O procedimento de colocação da prótese é bastante simples e relativamente rápido, durando em torno de 50 minutos. É utilizada anestesia local acompanhada, normalmente, de sedação, puramente por motivos tranquilizantes durante a prática. A alta é no mesmo dia na maioria dos casos.  

Quanto aos riscos, o mais comum no período inicial é o de hematoma, enquanto que em longo prazo seria a contratura capsular. Infecções são bastante raras e costumam aparecer após cerca de cinco a sete dias após o procedimento. Portanto, fique de olho em sintomas como febre e dor excessiva para avisar ao seu médico. Porém, tais complicações são bastante raras, o que faz da mamaplastia de aumento um procedimento bastante seguro.