Sem dúvida, as estrias estão entre os maiores temores dos vaidosos, sendo um dos assuntos mais falados nos consultórios de cirurgia plástica e nas clínicas de estética.  Muito se fala sobre tratamentos e pouco sobre prevenção. Fato lamentável, pois a melhor forma de evitá-las, pelo menos em parte, é ter um estilo de vida saudável. Isso pode parecer óbvio, mas existem alguns hábitos que merecem ser destacados. É com esse pensamento, que estou realizando uma nova série de posts indo um pouco mais à raiz do problema: a prevenção das estrias.

Falando sobre a raiz do problema, é preciso entender como e porque as temidas estrias se formam. De uma forma bem simples, as estrias aparecem quando a parte profunda da pele, a derme, se rompe parcial ou totalmente. Essa ruptura acontece em consequência a um estiramento, que pode ocorrer em diversas situações. O aumento do volume abdominal na gravidez, os estirões de crescimento na adolescência, o crescimento dos seios após a puberdade e o ganho exagerado de peso, por obesidade ou por ganho rápido de massa muscular, são exemplos de rápidos aumentos de dimensões que superam a capacidade da pele de esticar e podem causar estrias.

Abdome, bumbum, seios, quadris, culotes e coxas são as maiores vítmas das estrias nas mulheres. Braços, abdome e costas são acometidos com mais frequência nos homens. 

O aparecimento de estrias muitas vezes é inevitável. Porém, sua prevenção pode diminuir a quantidade e o tamanho delas. De maneira geral, exercícios físicos, nutrição e hidratação adequadas do corpo e, consequentemente, da pele são essenciais.

Além da água (cerca de 2 litros por dia), muitos alimentos podem contribuir para o fortalecimento e para a elasticidade da pele. Esse será o tema de nosso próximo post: alimentos que ajudam no combate às estrias.

 

Curioso(a) para saber mais sobre o assunto? Continue lendo o Blog Saúde e Estética, ou curta minha página no facebook e receba o texto em primeira mão!

 

Até lá!