O acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo atormenta qualquer pessoa, seja por aspectos de saúde ou estéticos. Na maioria dos casos, a eliminação dessas gordurinhas não é tão fácil como se pensa, não se perde com dieta ou com academia. Por isso, muitas vezes é necessário recorrer a clínicas estéticas ou até mesmo de cirurgia plástica.

Hoje, muitos procedimentos e técnicas garantem sua eliminação, contudo, para qualquer intervenção, deve-se realizar uma minuciosa análise médica. As reais necessidades devem ser analisadas e individualizadas, existe uma receita que atenda a todos os casos, como se fosse uma receita de bolo.

Embora exista em ambos os sexos, esse é um fator que faz muita diferença na distribuição da gordura localizada. As mulheres, por exemplo, têm essa gordura mais concentrada na parte inferior do corpo, principalmente culotes (quadris), flancos, bumbum e porção inferior do abdome. O excesso de peso está entre as causas desse acúmulo de gordura, mas não é o único fator. Mesmo pessoas dentro do peso ideal podem sofrer com isso, principalmente por características genéticas e hormonais.

Nos homens, o abdome é o principal local para o acúmulo de gordura localizada. Os famosos “pneuzinhos” são bastante comuns quando este excesso é no sexo masculino. Essa desarmonia corporal é ocasionada também pelo excesso de peso. A flacidez ou diminuição da massa muscular podem contribuir para o quadro.